Biografia_LVB

REFERÊNCIA BIOGRÁFICA E CURRICULAR

LUÍS VIEIRA-BAPTISTA – Galeria

Nascido em 1954, cedo revelou apetência para as Artes.

Essa vocação precoce condicionou toda a sua estratégia de vida embora, por razões militares, não tenha seguido o curso de arquitectura e ingressando numa comissão de sete anos ao serviço da Marinha Mercante, onde se formou em Pilotagem no curso de Oficial Náutico.

Mesmo assim ainda conseguiu ingressar na Sociedade de Belas Artes para fazer o curso de desenho com modelo vivo. Expôs individualmente pela 1ª vez em 1975, na galeria de Arte do Casino Estoril.

Na década de oitenta emigrou para a Suíça, onde começou verdadeiramente uma carreira artística internacional: Zurique, Paris, Roma, Toronto, Nova Iorque, etc. Regressou a Portugal em 1990 com o conceito estético que apelidou de ‘Visionismo’ e formou dois grupos artísticos: o “Visionista”, onde foi apresentado em manifesto a referida estética (Convento do Beato, Lisboa 1991) e o “Artitude”, vocacionado para intervir em espaços públicos e patrimoniais com mostras de grande impacto: Castelo de Leiria e Mãe d’Água das Amoreiras em Lisboa, entre outras (1994/95).

No ano 2000 foi lançado o livro/álbum monográfico “Visionismo ou as Sincronias do Acaso” pela Hugin Editores.

As Câmaras Municipais de Lisboa, Oeiras, Cascais, Amadora e Sintra possuem obras suas tanto em pintura como em escultura pública, e alguns organismos oficiais e privados portugueses e estrangeiros também têm algumas peças da sua autoria.

Foi condecorado com a “Medalha de Mérito: grau Ouro”, pela C.M. de Oeiras em 2003.

Nos últimos 40 anos já fez mais de 50 exposições individuais e participou em largas dezenas de mostras de grupo e colectivas

–  Ministério da Cultura, França

–  Câmara Municipal de Zurique, Suíça

–  C.M. de Oeiras

–  C.M. de Cascais

–  C.M. de Lisboa

–  C.M. de Sintra

–  C.M. da Amadora

–  Museu do Mar, Cascais

–  Museu da Água, Lisboa

–  Companhia de Seguros Zurich

–  SMAS de Oeiras

 – Handels Bank Nat West, Zurique

 – Millennium BCP

 – Banco Best

 – Fundação Marquês de Pombal

 – Fundação Champalimaud

 – Grande Loja Legal de Portugal, Lisboa

 – Instituto Superior de Economia e Gestão, ISEG, Lisboa

Comments are closed.